segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Lista de Verbos - D a L em Japonês

Lista de Verbos - D a L



 PORTUGUÊS JAPONÊS EXEMPLO
 DIMINUIR (QUANTIDADE) HERASU  減らす Seikatsu hi wo herasu Diminuir o custo de vida
 DIMINUIR (VELOCIDADE) YURUMERU 緩める Mae no kuruma wa kyuu ni sokuryoku wo yurumetta O carro da frente diminui de repente a velocidade  
 DIZER IU  言う Kore wa eigo de nan to iimasu ka Como se diz isso em inglês?
 DOBRAR (PAPEL) ORU 折る Sono kami wo futtatsu ni wo ote kudasai Dobre este papel duas vezes por favor  
 DOBRAR (RUA, ESQUINA) MAGARU 曲がる Mitsu  me no kado wo hidari ni magate kudasai Vire por favor na terceira esquina
 DORMIR NERU 寝る Ju ji ni watashi wa nete itta Às dez hora já estava dormindo
 EMAGRECER YASERU 痩せる Tanaka san wa takusan yasemashita Tanaka emagreceu bastante  
 EMBARCAR (EM VEÍCULO) NORU 乗る Saishuu ressha ni norenakatta Não consegui embarcar no último trem
 EMPRESTAR KASU 貸す Kimi no waapuro wo kashite kuremasu ka Poderia me emprestar seu processador de textos
 EMPRESTAR DE KARIRU  借りる Kare wa shiba shiba okane wo karite imasu Ele freqüentemente pede dinheiro emprestado
 EMPURRAR OSU 押す Genkan wo oshite kudasai Por favor empurre a porta da frente 
 ENCONTRAR-SE AU  会う Watashi wa kyou chichi ni aimasu Vou encontrar com meu pai hoje 
 ENGANAR DAMASU, AZAMUKU 騙す、欺く Karera wa kinou roujin tachi wo damashimashita Eles ontem enganaram os velhos
 ENGOLIR NOMIKOMU 飲み込む Anata wa osake wo hayai nomikomu Você engole o sake rápido
 ENGORDAR FUTORU 太る Eiko san wa fute imasu Eiko está ficando gorda
 ENSINAR OSHIERU 教える Eki e iku michi wo oshiete kudasai Por favor, me ensine o caminho para a estação
 ENTENDER WAKARU 分かる Watashi no ite iru koto ga wakarimasu ka Você está entendendo o que estou dizendo
 ENTRAR HAIRU 入る Kanojo wa mado kara heya ni haitta Ela entrou no quarto pela janela
 ENVIAR (NI) DASU, HASSOU  SURU 「に」出す、発送 する Kono tegami wo dashite kuremasen ka Não quer enviar esta carta
 ESCOVAR (OS DENTES) HA WO MIGAKU 歯を磨く Maiasa ni watashi wa ha wo migaku Todas  as manhãs escovo os dentes
 ESCREVER KAKU  書く Anata wa moo ano repotu wo kakimashita ka Você já escreveu aquele relatório?
 ESCUTAR KIKU 聞く Kare wa daremo wo kikanai Ele não ouve ninguem
 ESPERAR MATSU 待つ Kare ga kuru made machimasu Vou esperar ate ele vir 
 ESQUECER (ALGO OU ALGUÉM) WASURERU 忘れる Kono koto wa wasureyou Vamos esquecer isto
 ESQUECER (NÃO LEMBRAR FATO) OMOIDASENAI 思い出せない Kare no onamae wo itsumo omoidasenai Sempre esqueço o nome dele 
 ESTAR (COISAS ANIMADAS) IRU いる Ima watashi wa Toukyou ni imasu Agora estou em Tóquio
 ESTAR (COISAS INANIMADAS) ARU  ある Jisho  wa tsukue no eu ni  arimashita yo O dicionário ficava em cima da mesa, viu?
 ESTUDAR BENKYOU SURU 便居する Ishou kenmei benkyou suru Estudar com afinco
 FALAR HANASU 話す Motto yukkuri hanashite kudasai Por favor fale um pouco mais devagar 
 FAZER SURU する Watashi wa kinou takusan no shigoto wo shita Eu fiz bastante serviço ontem
 FECHAR SHIMERU  閉める Sono doa wo shimete moraemasu ka Você pode fechar essa porta?
 FECHAR-SE SHIMARU 閉まる Kono mise wa nanji ni shimarimasu ka A que horas esta loja se fecha?
 FICAR ARU ある Doko ni toire wa arimasu ka Onde fica o banheiro?
 FICAR EM PÉ    TATSU 立つ Kare wa tatta mama koohii wo nonde ita Ele estava tomando café em pé
 FUMAR TABAKO WO SUU タバコを吸う Tabako wo suttemo yoroshii desu ka Posso fumar?
 GASTAR TSUKAU 使う Ikura tsukatta no? Quanto você gastou?
 GOSTAR SUKI DESU, SUKI DE ARU 好きです、好きである Burajirujin kanibaru wa suki da Os brasileiros gostam de carnaval
 GUARDAR SHIMAU しまう Kono shorui wa sono hako ni shimatte okimasu Vou deixar guardada esta papelada nesta caixa
 IR IKU 行く Watashi wa gakko e ikimasu Eu vou para a escola
 LAVAR ARAU 洗う Sore wo kirei ni aratte kudasai Lave isso bem limpo por favor 
 LEMBRAR OMOIDASASERU 思い出させる Watashi wa sono hanashi wo omoidasenai Eu não me lembro desta história
 LER YOMU  読む Sono koto nara shinbun de yomimashita Eu li sobre isso no jornal
LEVAR (JUNTO) OKURU 送る Ie made okurimasho kaQuer que eu a leve para casa?
LEVAR (TRANSPORTAR) MOTTE IKU 持って行く Kono tegami wo yubinkyoku e motte itte kudasaiLeve esta carta ao correio por favor

Nenhum comentário:

Postar um comentário