Escrita japonesa – Tategaki e Yokogaki
Enquanto os ocidentais estão acostumados a escrever e a ler apenas da esquerda para a direita, o sistema de escrita japonesa é muito mais versátil pois permite uma combinação de estilos de escrita tanto oriental, como ocidental.
O sistema de escrita japonesa foi introduzido no século 4, quando a língua escrita chinesa foi introduzida no Japão. Tradicionalmente, os japoneses usam um estilo chamado tategaki (escrita vertical), com caracteres escritos de cima para baixo e da direita para a esquerda. Nem é preciso mencionar que este estilo pode parecer um tanto confuso para os estrangeiros que acabam de chegar ao Japão.
O estilo tategaki 「 縦書き 」 muitas vezes confunde pessoas estrangeiras que acabam de chegar ao Japão: Um romance em estilo tategaki vai começar à partir do que suponhamos ser a última página do livro e terminar no primeiro, onde se supõe ser a capa. Parece bem complicado não é mesmo?! (>_<)
No entanto os japoneses atualmente também usam o outro formato chamado Yokogaki 「 横書き 」 (escrita horizontal), lendo-se da esquerda para direita – na forma ocidental. Este estilo é frequentemente usado em propagandas nas ruas, anúncios em veículos, software e mensagens de telefone celular.
Hoje em dia, os dois estilos são muito bem aceitos no Japão. O jornal Yomiuri, por exemplo, que é um dos jornais com maior circulação do Japão, escreve no estilo yokogaki ( esquerda para a direita). O concorrente jornal Asahi, no entanto, continua a imprimir no estilo tategaki tradicional.
Combinação tategaki X yokogaki
A combinação de ambos, tategaki e yokogaki é algo muito comum também. Essa combinação pode ser vista em diversos locais, como em mangás ou outdoors.
Isso cria uma grande versatilidade para a escrita e leitura japonesa.
Dê uma olhada na propaganda abaixo para ver o exemplo:
Isso cria uma grande versatilidade para a escrita e leitura japonesa.
Dê uma olhada na propaganda abaixo para ver o exemplo:
Outro exemplo comum de combinação yokogaki e tategaki (mangás):
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário