sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Curso de japonês Lição 04

Conversação 4
Curso básico produzido pelo Centro de Estudos da Língua Japonesa especialmente para o NB
hai / iie
Uma pessoa quer se certificar se meu nome é Maria
A: 
Maria-san dessu ka?
Você é a sra. Maria?
B: 
Hai, sou des.
Sim, sou

 
Iie, tigaimas.
Não, não sou.
Ao interpelar uma pessoa desconhecida para lhe perguntar algo:

A: 
Anoo...
Por favor...

B: 
Hai?
Sim?

A: 
Tiotto okkishitai koto ga arundessu ga?
Poderia dar-me uma informação?

B: 
Hai.
Sim.
O Sr. Tanaka acabou de cantar a sua música predileta.
A: 
Tanaka-san wa uta ga jôzu dessu ne.
Sr. Tanaka, o senhor canta bem!

B: 
Iie, sorehodo demo...
Não, nem tanto...

A: 
Karaokê-ga sukidessu ka?
Gosta de karaokê?

B: 
Hai, suki des.
Sim, gosto.
 é usado para responder confirmando a pergunta.
 é usado para responder negando a pergunta. Como negativa a um elogio, usa-se freqüentemente a resposta  (iie, sorehododemo), como demonstração de modéstia. Quando é chamado por alguém, deve responder: .
 também é usado como sinal de assentimento de que está ouvindo o interlocutor. Ao telefone, por exemplo,  é muito usado, para demonstrar que está ouvindo e entendendo o que o outro está dizendo.
• Padrões de Sentenças
> No idioma japonês, existe uma fórmula para expressar os verbos de sentimento ou desejo, como gostar, não gostar, desejar, querer:

•  (watashi) -  (wa) - objeto -  (ga) ~  (des).
> Por se tratar de sentimento, o sujeito da oração é sempre a 1ª pessoa "eu", não podendo ser outra pessoa. Em japonês, pode se perguntar, mas nunca afirmar categoricamente sobre o sentimento ou desejo de outras pessoas (nesse caso usa-se uma outra estrutura de frase).

Exemplos:

• Watashi wa kuruma ga hoshii des.
• Eu quero um carro.


• Watashi wa uta ga suki des.
• Eu gosto de cantar.


• Watashi wa e ga tokui des.
• Eu sou bom em desenho.

• Watashi wa neko ga kirai des.
• Eu não gosto de gato.

> Nos exemplos acima, quando se quer dar destaque ao objeto da oração, troca-se o (ga) pelo  (wa):

Exemplo:

• Karaoke wa suki dessu ka?
• Gosta de karaokê?


• Hai, suki des.
• Sim, eu gosto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário